6 perigos de psicoterapia em redes sociais

Scroll Down

Páginas de psicólogos e treinadores no Instagram (uma organização extremista proibida na Rússia) são muito populares entre os assinantes. Milhares de curtidas estão ganhando recomendações para melhorar os padrões de vida e testes psicodiagnósticos. Uma rede social pode se tornar uma fonte útil de informação? Ou é uma abordagem frívola e potencialmente perigosa da psicoterapia?

É difícil responder a essas perguntas inequivocamente. A vantagem óbvia de terapia no Instagram (organização extremista proibida na Rússia) é a disponibilidade. Nas mãos de um psicoterapeuta experiente e um usuário atencioso, essa ferramenta não será mais perigosa do que um livro da série "Curando -se". Certamente existem centenas de usuários que têm informações das páginas de psicoterapeutas no Instagram (uma organização extremista proibida na Rússia) ajudada de uma maneira ou de outra.

No entanto, "Instagram-terapia" (uma organização extremista proibida na Rússia) não é desprovida de desvantagens sérias, de acordo com o psiquiatra Ravi Chandra. Na sua opinião, as postagens sobre a rede social podem ser comparadas com o fast food da psicologia: eles também causam vício, contêm muitos "aditivos do paladar" e são praticamente inúteis. Isso é confirmado pelo estudo recentemente conduzido.

Considere os principais problemas que às vezes estão escondidos por trás de uma imagem atraente e um texto espetacular.

1. Requer muito tempo de tela

De acordo com pesquisas analíticas, os russos de 18 a 35 anos passam mais de 3 horas por dia em redes sociais, das quais Vkontakte representa 51%, Instagram (organização extremista proibida na Rússia) – 41%, Facebook (organização extremista proibida na Rússia) – 37%e 35%para odnoclasses – 35%.

Como observam os psicólogos, a quantidade de tempo gasta nas redes sociais é diretamente proporcional à atitude em relação a si mesmo e à sua vida. Os usuários permanentes têm um aumento na insatisfação consigo mesmos e amigos, uma deterioração no estado físico e emocional, bem como uma tendência a cair de humor e depressão.

A tarefa de qualquer plataforma é atrair e manter assinantes. Ferramentas e técnicas astutas usadas pelos especialistas em promoção estão trabalhando constantemente nessa direção. Você está feliz em ler um novo post ou ver um infográfico interessante? Certifique -se de estar no gancho.

Talvez você planeje ver páginas extremamente úteis, "terapêuticas" e não reagir à tentativa de publicidade. Mas mesmo neste caso, você passará mais tempo na tela do telefone, convencendo -se de que está fazendo isso para seu próprio benefício.

Afinal, o cérebro se acostuma a obter um recito constante na forma de informação e, quando não é suficiente, experimenta estresse real. Portanto, muitos se sentem ansiosamente e deprimidos se a internet "desaparecer" por um longo tempo e o gadget se tornar inútil. E 40% das pessoas geralmente sofrem de nomofobia – o medo de ficar sem um telefone.

2. Oferece abordagem muito universal

Dicas e métodos para superar https://farmaciaportuguesa24.pt/produtos/comprar-kamagra-gel/ um problema específico nas páginas do Instagram (uma organização extremista proibida na Rússia) são projetados para um público extenso e são de natureza coletiva. Um suprimento tão simplificado de material sério responde de um grupo considerável de pessoas, ajuda a ganhar um número impressionante de "curtidas" e levar a página para as vistas principais.

Mas somente durante a consulta completa, o psicoterapeuta seleciona terapia individual que é adequada especificamente para sua situação. Uma técnica unificada para todas as ocasiões recomendadas pelo "Psicólogo do Instagram" (uma organização extremista proibida na Rússia) é altamente provável que indique sua incompetência.

Conhecimento universal como resolver um problema específico, na psicologia não existe. E a ajuda de um especialista não é como mágica, quando, pela onda de uma mão, todo o mal desaparece, e você não aplica nenhum esforço a isso.

3. Não para o melhor subjetivo e simplificado

Cinco a seis livros sobre psicologia popular, dois cursos de treinamento on-line e correspondência de três semanas com o recebimento do diploma do “consultor psicólogo”-o que não é um motivo para prometer sua página no Instagram? (organização extremista proibida na Rússia)

Se isso é sobreposto à experiência pessoal – “Como eu terminei com o agressor” ou “Como superei os Fobes da Aviação” – então essa já é uma aplicação séria para a criação e promoção do auto -ajuda na rede da técnica do autor, que certamente terá aderentes.

As pesquisas confirmam que as pessoas com problemas pessoais geralmente vêm à psicologia na esperança de se entender e, tendo descoberto, ajudar os outros. É ruim que nem todos possam resolver esses problemas até o fim.

A experiência de vida é importante, mas a tarefa do psicólogo é apenas ir além e ver a situação através dos olhos do cliente. Isso é possível apenas com contato pessoal.

No Instagram (organização extremista proibida na Rússia), a assistência psicológica lembra mais uma história sobre problemas pessoais e visões de um blogueiro. É bom se o insight de um autor se tornar um ponto de partida para solicitar um conselho pessoal. Mas, para a maioria, este continuará sendo um modelo conveniente que não requer profunda introspecção e trabalho sobre si mesmo e, portanto, crescimento interno.

Sim, e rolar -se como um mecanismo para visualizar o conteúdo na forma de uma fita interminável não tem um estudo atencioso.

4. Ferve a uma comunicação lidada

Publicações de psicoterapeutas populares, treinador e outros gurus da psicologia são coletados por centenas de comentários com perguntas. Será um sucesso se o autor da publicação encontrar um desejo e uma oportunidade de responder pelo menos alguns.

Os assinantes esquecidos estão ofendidos e, para uma pessoa que realmente precisa de ajuda psicológica, essa indiferença pode ser ferida.

5. Muitas vezes desprovido de simpatia

Psicoterapeutas experientes sabem que instrumentos mais sutis ajudam uma pessoa: empatia, calor e desejo de apoiar, a capacidade de olhar para a situação através dos olhos de outro. No entanto, a imagem do "Doutor em Casa" entre treinador de rede e psicólogos é alguma popularidade.

Tais páginas no Instagram (uma organização extremista proibida na Rússia) são criticidade e auto -confiança excessivas, estão cheias de termos e diagnósticos estereotipados. Mas essa abordagem encontra apoiadores. Talvez muitos confidenciados com confiança com uma "mão dura" de profissionalismo.

A variedade na apresentação do material, é claro, é bem -vinda, mas é melhor perceber o tom de desprezo e condescender ao entrar em contato com os assinantes como uma técnica de marketing, e não como uma garantia de conhecimento verdadeiro.

6. Pode levar a complicações dos problemas existentes

Gostaria de esperar que a maioria das pessoas entenda intuitivamente a diferença entre "terapia do Instagram" (uma organização extremista proibida na Rússia) e psicoterapia prática. É importante entender: qualquer pessoa, mesmo com problemas sérios, pode acessar os métodos e recomendações publicadas em domínio público nas páginas da rede social.

Alguns psicólogos e psicoterapeutas adicionam prudentemente algumas linhas às publicações sobre a rejeição da responsabilidade. A probabilidade de dano à técnica psicoterapêutica é pequena, mas não ilusória.

Há 10 anos, a moda de psicoterapia vem crescendo na Rússia, o que significa que o número de consultores on -line e treinador está crescendo. Escolher entre milhares de psicólogos e as informações que eles publicaram algo realmente útil não é uma tarefa fácil. Muitas vezes, suas páginas nas redes sociais são semelhantes e os tópicos mudam à medida que os interesses dos leitores mudam.

Você pode ser assinado por um "psicoblo-blog" ou uma dúzia, pode participar de maratonas e treinamentos on-line ou apenas ler ou fazer perguntas ativamente. Tudo isso será útil apenas com a condição de que a vida virtual não substitua a real, e visualizar uma nova publicação não substituirá a visita a um especialista.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Close